|
La adquisicion y el aprendizaje de lenguas extranjeras, el caso del espanol en Brasil |
El objetivo de este artículo es analizar la ocurrencia de pronombres personales en la interlingua de brasilenos adultos aprendices de espanol. Tomándose en cuenta los análisis anteriores de MAIAGONZÁLEZ, FANJUL y ALVES-SILVA, se harán algunos planteos... (leia mais) |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Profissionalizar a gestão é o caminho para que escolas se mantenham atualizadas |
18/10/16 - A profissionalização no âmbito escolar requer pessoas qualificadas, com funções bem definidas e clareza de objetivos |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
“É preciso ter vários métodos para alfabetizar”, afirma especialista |
09/10/16 - Aos 84 anos, Magda Becker Soares, maior referência brasileira sobre alfabetização, destrincha vários aspectos do tema em seu mais recente livro |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Saudade dos tempos em que a escola pública gestava grandes profissionais |
26/09/16 - Por Eliane Cantanhêde - Reunião revelou uma preciosidade diante da triste realidade da educação brasileira de hoje, em que o ensino público virou isso que está aí... |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Governantes não ligam para o descumprimento do Plano Nacional de Educação |
24/06 Por Daniel Cara - Previstos no Plano Nacional de Educação (PNE), hoje o país deveria comemorar a regulamentação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi), mas não é o que vai acontecer. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Educação financeira deve ser adequada à idade, afirma especialista |
01/07/16 - A partir dos 11 anos fica mais fácil inserir modelos de comportamento, diz. Mas, conforme a criança vai ficando mais velha, crescem os desafios de ensinar conceitos de educação financeira. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
'Tecnologia digital não pode substituir pedagogia', diz professor |
10/05/16 - Especialistas apontam para a necessidade de novas práticas de ensino que atendam as exigências da educação do século 21. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Eduardo Gianetti: economista e escritor fala sobre atitude "passiva" de jovens brasileiros diante do conhecimento |
26/04/16 - Para ele, a universalização do ensino fundamental ainda não ocorreu de fato, pois os estudantes não conseguem se apropriar dos conhecimentos que deveriam ter. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Como aumentar a qualidade da educação brasileira até 2030 |
15/04/16 - Os 195 países-membros da Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas (Unesco) estão em um novo ciclo de trabalhos para a melhoria da educação em seus territórios. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Ensino superior foi atropelado pela sede de dinheiro fácil e votos |
28/03/16 - "Mais universitários trancam cursos do que concluem graduação", isso era um dado real antes mesmo da enorme expansão das vagas a partir do primeiro governo Lula. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Central de atendimento da Educação conquista premiação internacional |
15/03/16 - O resultado é fruto de uma votação internacional que envolveu 12 jurados de países como Argentina, Brasil, Colômbia e México, coordenado pelo Instituto Mexicano de Teleserviços. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Espaços organizados favorecem a interação e a aprendizagem |
27/01/15 - Atuais demandas sociais também influenciam o que as escolas buscam em novos profissionais |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Quatro mitos sobre tecnologia e Educação que devem acabar em 2016 |
19/01/16 - É fundamental inovar e aproveitar as possibilidades que os recursos tecnológicos oferecem. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Comunicação construtiva entre professor e aluno |
15/01/15 - Telma Vinha comenta sobre os desafios da Educação Moral
|
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Avaliação da equipe é momento de escuta |
11/01/15 -Como fazer uma boa avaliação de fim de ano dos professores, coordenadores e funcionários? |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
A importância de avaliar a convivência nas escolas |
04/01/15- É imprescindível uma análise coletiva sobre o trabalho de convivência realizado pela escola |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Envolva a equipe docente no planejamento participativo |
14/12/15 -Permitir que os docentes participem das decisões fortalece o trabalho pedagógico de todos. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Cautela para avaliar os alunos no final de ano |
07/12/15 - O cansaço excessivo pode ser um grande inimigo na hora de tomar decisões importantes |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Bom clima de trabalho é chave para evitar conflitos mal resolvidos |
30/11/15 - O que fazer quando a equipe de professores critica e culpa o diretor pela maioria dos problemas gerados na escola? |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Programa anti-bullying: agora é lei! |
24/11/15 - Foi sancionada a Lei nº13.185, de 6 de novembro de 2015, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Divisão de turmas deve privilegiar a diversidade |
18/11/15 -Divisão a deve ter como objetivo principal criar condições que contribuam para o desenvolvimento do potencial de todos. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Reflexão sobre a cena da criança destruindo uma sala na escola |
13/11/15 - Nada pode fazer o adulto deixar de agir em nome da segurança e do respeito ao próximo. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Como formar os professores para trabalhar com oralidade |
10/11/15 - A roda de conversa é um momento importante no qual as crianças podem se expressar com liberdade |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Teste de Chava |
03/11/15 - Qual é a Educação que transforma: a que adestra ou a que provoca reflexão, autorregulação e implicação na vida social? |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Quando é preciso rever a prática pedagógica |
Os alunos têm ritmos distintos. Portanto, é necessário pensar em práticas pedagógicas adequadas ao perfil da criança ou do jovem |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Com uma aula na semana, como otimizar o tempo? |
20/10/15 -Priorize em sala atividades que precisem de sua mediação e que requeiram a interação entre os alunos. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
PPP perpassa todas as ações da escola |
16/1015- É nesse documento que estão projetadas as diretrizes, as metas e os objetivos da escola, |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Há momentos certos para investir no relacionamento com a família |
13/12/15- Investir no bom relacionamento com os familiares é essencial, mas deve ser feito em momentos apropriados |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Como professores e pais podem lidar com as dificuldades de aprendizagem |
05/10/15 - É importante que todos os envolvidos no círculo educativo estejam atentos às dificuldades, |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Educador 3.0: um perfil ao alcance de todos |
29/09/15 =É muito positivo o fato de que os professores estão se abrindo para as possibilidades oferecidas pela tecnologia. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
O diário de classe além da burocracia |
24/09/15 - O diário pode conter registros que nos levem a pensar sobre nossa prática e contribuam para aperfeiçoá-la |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
A escola pode interferir na formação moral dos alunos? |
18/09/15 - Será que a instituição de ensino tem um papel significativo na formação ética dos alunos |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Infraestrutura ainda é um obstáculo para o uso da tecnologia na Educação? |
14/09/15 - Infraestrutura ainda é um desafio para muitas escolas públicas brasileiras, principalmente no Norte e no Nordeste. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
O que as crianças devem aprender na Educação Infantil? |
08/09/15 - A expressão artística, a apreciação das obras de arte e a experimentação de novos materiais são vivências essenciais na Educação Infantil |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Um aluno autista se recusa a registrar a aula. O que fazer? |
01/09/15 -É essencial que o professor tenha expectativas sobre a produção da criança e continue demandando isso, mas tenha em mente que o autismo interfere na linguagem. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Dê sentido aos programas que chegam à escola |
28/08/15 - Qualquer política que chega à instituição por iniciativa externa precisa dialogar com o Projeto Político-Pedagógico da instituição. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Atue junto ao professor e mapeie os que precisam de ajuda individualizada |
24/08/15 - Por Leninha Ruiz - Nessas conversas, o objetivo é saber sobre o andamento das turmas e focar nos alunos que, por algum motivo, estão gerando preocupação. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Como elaboro um projeto de formação de professores |
17/08/15 -Para planejar uma formação, penso nas particularidades do processo de ensino e aprendizagem dos adultos |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Como elaborar projetos institucionais em parceria com a equipe docente |
11/08/15 - A elaboração de um projeto institucional surge a partir da necessidade de resolver uma situação que incomoda e precisa ser discutida com todos em busca de soluções. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Em vez de "apagar incêndios", vale a pena prevenir os conflitos |
07/08/15. Estudos também indicam que as desavenças entre os alunos são resolvidas, principalmente, com estratégias submissas |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
O papel do coordenador na escolha do livro didático |
04/08/15 -Por Eduarda Mayrink - Uma boa escolha depende da participação de todos no processo e da articulação do coordenador nas reuniões de formação. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Saiba como utilizar o crowdfunding |
31/07/15 - O chamado financiamento coletivo está ajudando empreendedores a realizar projetos que nunca sairiam do papel sem essa mãozinha virtual. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
O que é possível planejar antes do reinício das aulas |
28/07/15 -Nessa época, os coordenadores pedagógicos já têm conhecimento dos pontos fortes e dos desafios dos professores e uma boa noção das necessidades dos alunos |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Como o gestor pode melhorar o momento do intervalo |
24/07/15 -No intervalo, os alunos também aprendem a ceder lugar nas brincadeiras, esperar sua vez para falar com os amigos, pedir licença e desculpas e a valorizar tudo o que é feito para ele |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Fim de semestre é o momento para replanejar ações |
21/02/15 -O recesso escolar serve para repensar as estratégias utilizadas e propor mudanças que contribuam com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Horta Escolar: alimentação saudável nas mãos das crianças |
16/07/15 -Envolver os alunos no manejo da terra ajuda a criar senso de responsabilidade e incentiva a cooperação |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Planejamento participativo para definir os projetos com temas ambientais |
14/07/15 - Alunos, professores e funcionários podem participar da definição do tema e da execução das |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
O trabalho na Educação requer postura profissional |
07/07/15 -É preciso que assumamir uma postura profissional na escola, por mais informal que ela seja |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
O convívio na escola precisa ser estudado e planejado |
02/07/15 - Existe a necessidade de estudar e planejar coletivamente o convívio na escola, |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Uma criança demonstra medo em diversas situações. Como ajudá-la? |
29/06/15- Os pequenos nem sempre conseguem distinguir realidade de imaginação |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Introduzindo uma disciplina de Educação em valores na grade horária |
24/06/15 -Chegou a hora de compartilhar como acontece na prática o processo de implantação do plano de convivência |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Reflita sobre as condições didáticas para a produção de texto junto com a equipe docente |
20/06/15 -O docente precisa propiciar situações de leitura com regularidade, permitindo que os alunos se familiarizem com as características de cada gênero |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
O coordenador como parceiro na elaboração dos relatórios das crianças |
16/06/15 -O relatório de avaliação dos alunos precisa ser claro, mostrar o percurso de aprendizagem e apontar o que foi proposto e as intervenções do professor |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
A importância da gestão garantir espaço e tempo para o brincar |
12/06/15 - Ficar livre para organizar brincadeiras ajuda a criança a desenvolver aspectos físicos, motores, cognitivos e sociais |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Devo organizar os livros da biblioteca de sala por idade? |
09/06/15 -O ideal é investigar as preferências leitoras e observar com quais práticas os alunos têm familiaridade |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Colocar os jovens para pensar faz parte do trabalho com valores |
03/06/15- Objetivamente, podemos selecionar para nosso trabalho diário dois tipos de práticas morais: as de reflexividade e as de deliberação. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Seus estudantes - todos eles - têm desafios de escrita? |
01/06/15 - No 1º ano, quem mais sofre são os que já compreenderam a base alfabética do sistema de escrita. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Não abuse de aulas tipo palestras |
26/05/15 - Apesar dessa facilidade, as palestras são uma estratégia questionável |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
A observação de aula como estratégia de reflexão e planejamento |
20/05/15 -A observação contribui com uma reflexão sobre a prática e favorece a busca por novas intervenções para a melhoria do ensino. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Fim de bimestre: hora de avaliar o que já foi feito |
15/05/15 - Compartilhar as informações sobre rendimento dos alunos no Conselho de Classe possibilita análises diversas sobre as práticas didáticas. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Na hora da história, vamos trocar de sala? |
08/05/15 - Pensar em atividades diferentes das cotidianas pode ganhar a atenção das crianças e motivar os professores |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Por que temos que valorizar as experiências de vida das crianças? |
06/05/15 - Os estudantes consideram um professor respeitado quando ele demonstra competência no trabalho e também se interessa pela turma |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Como ajudar o professor a lidar com uma turma muito agitada |
28/04/15 - Quando o professor diz que não dá conta das crianças, o coordenador pode acompanhar mais de perto e ajudá-lo a replanejar as atividades |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Qual a diferença entre problema e exercício? |
24/04/15- Essas duas palavras são utilizadas frequentemente como sendo equivalentes, o que não é verdade |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Dados da escola vazaram na internet. E agora? |
17/04/15 - O vazamento das fichas do Colégio Bandeirantes e o que podemos aprender com essa crise |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
O que (não) fazer no Dia do Índio |
13/04/15 - Por Ricardo Ampudia- Na data em homenagem aos primeiros habitantes do Brasil, uma série de estereótipos e preconceitos costuma invadir a sala de aula. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Formação para assegurar que a aprendizagem chegue a todas as turmas |
08/04/15 - É o papel do coordenador pedagógico assegurar que todas as turmas tenham boas situações de aprendizagem |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Como elaborar um projeto que envolva toda a escola? |
02/04/15 - Um bom projeto institucional deve ter um objetivo comum a professores e alunos de diferentes turma |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
A abordagem dos diferentes eixos nas turmas de 4 a 5 anos |
26/03/15 - Para planejar as situações didáticas para as crianças de 4 e 5 anos, é necessário levar em consideração as características das turmas |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
O que fazer quando você vê outro colega agindo de forma inadequada? |
18/03/15 - Por Flávia Vivaldi - Algumas situações que ocorrem entre os professores, por serem delicadas, exigem muito profissionalismo. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Como apresentar para as famílias o trabalho de construção de valores morais? |
12/03/15 - Por Flávia Vivaldi - Vamos pensar juntos sobre como podemos evitar episódios considerados muitas vezes, desrespeitosos ao nosso trabalho. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Trabalho em grupo e trabalho em equipe: há diferença? |
04/03/15 - Analisar os termos pode nos ajudar a selecionar propostas favoráveis a essa modalidade de trabalho. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Enem não avalia qualidade da escola, apenas a capacidadade de memorização do aluno |
26/02/15 - Vestibulares, provinhas e Enem evidenciam que as notas estão diretamente relacionadas ao nível socioeconômico dos estudantes |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Como fazer a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental |
19/02/15- O professor e o coordenador podem contribuir para que todas as novidades se encaminhem de um jeito natural e bem-sucedido. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Como preparar os professores e os pais para a adaptação dos pequenos |
0/02/15 - Para que os pais sintam confiança no professor, ele precisa mostrar segurança no fazer pedagógico e procurar conhecer as famílias e os pequenos |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Dúvidas sobre sexualidade |
02/02/15 - Éspecialista responde principais dúvidas sobre educação sexual |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Os alunos gritam, fazem fofocas e se ofendem. Como lidar com isso? |
Pequenas agressões cotidianas, como ofensas, desordens e indelicadezas, são mais comuns nas escolas do que os delitos graves. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Apresentando a proposta pedagógica às famílias dos novos alunos |
16/01/15- Para esclarecer a proposta pedagógica e o funcionamento diário da instituição, é interessante reunir osresponsáveis antes do início do ano letivo |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Todos os funcionários precisam de um momento de reflexão e planejamento |
05/01/14 - Como todos sabem, uma escola vai muito além da sala de aula. Ao longo dos meses, realizamos atendimentos, fazemos matrículas, planejamos eventos institucionais, cuidamos da infraestrutura, servimos a merenda… |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
De que forma posso ajudar meus alunos a melhorar a caligrafia? |
12/12/14 - Ter a grafia clara é essencial para que o texto produzido cumpra sua finalidade comunicativa. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
É hora de fazer a avaliação dos planejamentos |
07/12/14 - O objetivo de avaliar os planejamentos no final do ano é validar ou não a permanência de tais propostas no ano seguinte |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
A educação no Brasil sob a ótica das necessidades e possibilidades |
25/11/14 - Por Daniel Cara - Nos últimos anos, o debate público brasileiro está submetido à comparação do "Brasil do passado" versus o "Brasil do presente". Olhando pelo retrovisor, o país de fato caminhou a passos largos. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Refletindo mais sobre o ambiente alfabetizador |
20/10/14 - Por Eduarda Diniz Mayrink, coordenadora pedagógica, e Leninha Ruiz, formadora na área de Educação Infantil. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
De olho nos presidenciáveis: o que eles têm falado sobre educação |
26/09/14 - Promessas, propostas, argumentos, ataques, defesas e diversos dados são transmitidos nos programas eleitorais todos os dias. Nem tudo o que é falado nas campanhas é verdade. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Rubem Alves deixa um legado para quem acredita na escola como um espaço de prazer da descoberta |
23/09/14 - Seus livros propunham um olhar incomum e estimulante sobre as relações entre professores e alunos. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Reflexão sobre conflitos gerados pela visão docente idealizada de infância |
15/08/14 - A pesquisadora Raquel Gonçalves Salgado reflete sobre conflitos gerados pela visão docente idealizada de infância, forjada pela própria experiência, em oposição à atual vivência infantil, marcada pela mídia e o ideário de consumo. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Educação de Jovens e Adultos |
07/08/14 - Por Felipe Bandoni de Oliveira- Alegrias, dúvidas e desafios de quem atua nessa modalidade de ensino. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Merenda balanceada, saborosa e sem desperdício |
30/07/14 - Por Sonia Abreu - O sacrifício que fazíamos para que as crianças comessem era desgastante! Vivíamos incrementando com legumes, verduras e pedacinhos de carne, sem muito sucesso. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Os afazeres de reinício na Educação Infantil |
23/07/14 - Por Leninha Ruiz - Recomeçar bem o ano letivo pode fazer toda diferença para um semestre de muitas conquistas para cada professor e cada criança. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Cuidados ao se comunicar com alunos jovens e adultos |
17/07/14 - Não é raro observar alunos que reproduzem falas ou posturas de professores, ou que pedem conselhos aos docentes sobre assuntos extraclasse. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência |
01/06/14 - O mais célebre educador brasileiro, autor da pedagogia do oprimido, defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Estágio: uma oportunidade de aprender na prática |
24/06/14 - Por Alexandre Barros - A universidade precisa acompanhar as transformações sociais, culturais e as demandas políticas. Os estágios são uma ferramenta fundamental. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Ensino Adaptativo: O Big Data na Educação |
06/05/14 - Por Newton Campos - Novos caminhos de aprendizagem como novas formas de ensino mais eficientes. Conteúdos passarão a ser gerados sempre em pedaços e em diferentes formatos como texto, vídeo e áudio. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
A Educação e seus desafios no Brasil de hoje |
24/04/14 - Por Erika de Souza Bueno - Grandes e polêmicos desafios se mostram à nossa educação como a qualidade da educação básica, o acesso à educação superior, a formação de seus professores e as metas do PNE (Plano Nacional de Educação). |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
A escola como espaço de inclusão no cenário de desigualdades |
20/04/14 - Por Rodiney Marcelo - Nosso país tem uma grande parcela de jovens que ainda se encontra excluída do sistema educacional, pelo descaso social, com necessidades de trabalhar para o sustento de suas famílias, tendo que às vezes ter tempo para procurar emprego, ou fazer “bicos”. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
Precisamos de educação diferente de acordo com a classe social |
12/03/14 - Todo cidadão tem o direito de saber a qualidade da escola que seu filho frequenta, por isso a nota do Ideb deveria estar na entrada principal de cada escola. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
A programação é a linguagem do século 21 |
10/03/14 - Qual o futuro das inovações e como vamos interagir com elas é um tema que está sendo bastante debatido. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
É preciso educar o sentimento |
08/03/14 - Como educar nossos filhos para que eles se tornem adultos fortes nesses tempos difíceis, em um mundo movido pela urgência, pelo individualismo e pelo consumismo? |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
PISA – Quem estamos querendo convencer? |
24/01/14 - Por Roberto Lobo - Até que ponto um país que vai bem no PISA é inovador? Todo o mundo sabe que o bom aluno nem sempre é um empreendedor e vice-versa. |
..................................................................................................................................................................................................................... |
|
'Tecnologia digital não pode substituir pedagogia', diz professor |
20/01/14 - Especialistas apontam para a necessidade de novas práticas de ensino que atendam as exigências da educação do século 21. |
..................................................................................................................................................................................................................... |