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A abordagem dos diferentes eixos nas turmas de 4 e 5 anos

São tantas as possibilidades de sequências de atividades e projetos nos diferentes eixos com as crianças de 4 e 5 anos que fica difícil escolher alguns, não é mesmo? Para fazer isso, é preciso considerar, em primeiro lugar, as características das turmas. É a primeira vez dos pequenos na escola ou eles já a frequentam há algum tempo? Se já frequentam, quais foram os textos que utilizaram no eixo de Oralidade para memorizar e brincar e no eixo de Leitura e Escrita para apreciar e realizar outras atividades pertinentes na imersão na cultura escrita? Em Natureza e Sociedade, sobre o que pesquisaram?

O coordenador pedagógico pode se apoiar nos registros dos planejamentos de cada nível dos anos anteriores para responder a essas questões. Com o grupo de professores e com as respostas em mãos, será possível definir qual será o foco em cada um dos eixos este ano para as turmas.  Dou um exemplo para ficar mais claro. Em Natureza e Sociedade, o tema “Animais do fundo do mar” é muito disputado e pode ser um projeto para as crianças de 3, 4 e 5 anos. Como definir quem ficará com ele? Só há um jeito: analisar o que já foi trabalhado com esses alunos. Sugiro que se faça um quadro com as propostas de temas para cada nível (veja aqui um exemplo). Isso facilitará a visualização do planejamento.

O planejamento das turmas de 4 anos

Nesse nível, a turma já tem muito conhecimento construído, vivenciou e aprendeu muitos procedimentos e tem autonomia para atuar tanto na sala de atividades como no parque, um lugar que também precisa ser considerado na hora de planejar. É claro que algumas crianças podem ser menos ousadas, mais tímidas ou ter tido bem menos oportunidades de interagir com outras. Nesse caso, o olhar observador e atento do professor será imprescindível para propor situações didáticas com a intencionalidade de desafiar e envolver todos conforme seus saberes.

Elaborei um quadro com sugestões de abordagens e situações que considero essenciais no primeiro semestre para a faixa etária de 4 anos. Não esqueça de que ele é apenas uma possibilidade, pois cada escola precisa considerar a sua realidade.

Eixo    Atividade permanente, sequência de atividades ou projeto
ARTE    Elaborar uma sequência de desenho com linhas concretas (corda, barbante, palitos, gravetos ou massa de modelar) é uma possibilidade de repertoriar e ampliar o percurso criativo da criança. Não se esquecer de incluir momentos de apreciação de obras artísticas de autores variados.
ORALIDADE    A roda de conversa planejada deve acontecer diariamente. Memorizar algum tipo de texto, como canções ou parlendas, para brincar com a sonoridade e preparar uma apresentação para outra sala é um ótimo projeto.
LEITURA E ESCRITA    As brincadeiras de identificação e comparação das escritas dos nomes devem ser planejadas cuidadosamente considerando os saberes de cada criança.  Elas podem ser realizadas na roda ou em pequenos grupos.  Utilizar os textos do projeto de Oralidade para situações de leitura com contexto verbal ou ditá-lo para que o professor escreva são situações que podem estar contempladas numa sequência de atividades.
MÚSICA    Conhecer e explorar alguns elementos do som (altura, duração, timbre e intensidade) nas canções tradicionais da cultura infantil, em sequência de atividades ou projeto. Será preciso preparar um momento se houver o desejo de fazer uma apresentação.
MATEMÁTICA    Planejar brincadeiras e introduzir jogos que possibilitem a ampliação da recitação da série numérica e a contagem termo a termo são essenciais.
MOVIMENTO    Planejar brincadeiras que possuam regras similares e envolvem diversos movimentos corporais (brincadeiras de roda ou que precisam imitar animais, por exemplo) podem se constituir numa boa sequência de atividades.
NATUREZA E SOCIEDADE    Elaborar um projeto em torno da pesquisa de alguns animais é muito pertinente. Aqui, o cuidado é planejar atividades nas quais as crianças sejam protagonistas: levantem hipóteses, listem o que querem saber, pesquisem e apresentem os resultados para os colegas.
 

O planejamento das turmas de 5 anos

Os pequenos de 5 anos são os veteranos, muito sabidos e autônomos. E o maior desafio da escola é propor atividades que prevejam agrupamentos mais pertinentes para que todos aprendam e mobilizem os conhecimentos prévios. Para isso, é preciso estar atento aos saberes de cada criança para propor as situações didáticas, retomando, muitas vezes, conteúdos dos níveis anteriores. Exemplificando: espera-se que todos já identifiquem e escrevam o nome com autonomia, mas aqueles que não o fazem precisam participar de atividades que assegurem essa aprendizagem.

No quadro abaixo, descrevo algumas possibilidades para o primeiro semestre dessa turminha.

Eixo    Atividade permanente, sequência de atividades ou projeto
ARTE    O caderno de desenho que propicia à própria criança ver seu percurso criador é uma opção interessante, sequências de colagem e pintura utilizando diferentes materiais também.
ORALIDADE    Para esse nível, a roda de conversa deve incluir o debate.
LEITURA E ESCRITA    Um projeto em torno dos clássicos infantis ou de poemas deve prever situações de leitura, escrita e produção de textos (produção oral com destino escrito) com ajuda do professor.
MÚSICA    Uma sequência que contemple jogos de imitação e improvisação de sequências simples de som e ritmo, jogos de cantoria de versos com alternância de vozes (professor canta uma frase e as crianças a outra) e apreciação de obras musicais variadas e de qualidade pode ser uma boa alternativa.
MATEMÁTICA    Situações de interpretação de números de dois dígitos, quantificação e cálculo podem estar organizadas numa sequência didática que inclua os jogos e resolução de situações cotidianas. A ideia é desafiar as crianças na busca de estratégias e de registros.
MOVIMENTO    Organizar jogos e brincadeiras com mais regras e até competições (cuidando para o equilíbrio de destreza entre as equipes) são muito bem vindos e precisam ser assegurados pelo menos duas vezes por semana.
NATUREZA E SOCIEDADE    Um projeto sobre um determinado grupo social (seu modo de viver, ser e trabalhar) ou a observação de fenômenos naturais e as mudanças que provocam são boas escolhas. Melhor ainda se incluir materiais como livros, revistas, vídeos e a possibilidade de pesquisar em campo, assegurando que a criança seja a protagonista das situações didáticas.
Como vocês podem ver, eu procurei abordar as necessidades e as possibilidades de atividades com as turmas de 4 e 5 anos nas tabelas acima. Assim, será possível elaborar um planejamento detalhado, que explicite como e quantas serão as situações didáticas e deixando bem claro os procedimentos do professor e os fazeres das crianças. Outro aspecto que precisa ser considerado é a organização dessas atividades ao longo do ano.

Fonte: Gestão escolar

 
 
 
   
 
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