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Avaliação da equipe é momento de escuta

Por Maura Barbosa

O calendário letivo anuncia que o ano se finda, mas temos muito que fazer para concluí-lo. Como disse Machado de Assis: “Não importa ao tempo o minuto que passa, mas o minuto que vem”. Então, organizar essa avaliação com professores, coordenadores e funcionários é um tempo valoroso, preparado para colocar em discussão não só os resultados da aprendizagem dos alunos como também as práticas da própria escola,de acordo com os princípios pré-estabelecidos na missão. Este precisa ser considerado como um momento de escuta, necessário para que todos possam se manifestar e confrontar o seus pontos de vista e relatar suas experiências exitosas ou não. Assim poderão rever o percurso das ações realizadas ao longo do ano.

O ideal é que essas avaliações com os vários segmentos ocorram periodicamente, para que sejam feitos os ajustes necessários durante o ano. Assim esta última reunião funciona mais como um balanço geral e, principalmente, um momento para valorizar os profissionais, ou seja, elogiá-los pelo trabalho desenvolvido. É possível pensar em dois tipos de encontros: individuais ou em grupos.

Para os individuais, pode ser pedido que as pessoas façam uma autoavaliação, a ser preparada e entregue antes da reunião. Você pode incluir neste documento itens que ajudem nesse processo de reflexão, direcionando a análise sobre as funções de cada um nos planejamentos, como funcionam as parcerias com os colegas e a interação com alunos e famílias. É importante que os gestores leiam o que foi enviado pela equipe para apresentar uma devolutiva a eles durante a conversa. Nesta reportagem, você encontra sugestões sobre como fazer um bom feedback. Também é preciso proporcionar, ao longo do bate-papo, momentos em que as pessoas possam avaliar o trabalho da própria gestão.

Se o foco é avaliar o trabalho coletivo, como ações e projetos desenvolvidos por várias pessoas, podem ser preparadas reuniões por segmentos ou com toda a equipe. Neste caso, os gestores devem ter uma atenção extra para não expor ninguém, ou seja, evitar críticas pessoais e pontuais. O melhor é centrar as análises nos resultados obtidos e no que pode ser feito para os próximos. Uma sugestão é enviar um questionário com perguntas iguais para todos os envolvidos referentes ao projeto ou ação a ser debatida. Assim cada um poderá dar informações sobre o mesmo tema de diferentes pontos de vista. Isto facilita a coleta dados, que serão potentes para o planejamento do encontro, pois a conversa inicial está assegurada – analisar essa tabulação. O diferencial é que o foco está no que foi levantado e não nas pessoas.

Fonte: Gestão Escolar

 
 
 
   
 
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