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Como preparar os professores e os pais para a adaptação dos pequenos

Por Leninha Ruiz

Os primeiros dias de aula das crianças de 2, 3 ou 4 anos que estão vindo pela primeira vez para a escola são um grande desafio para o professor por vários motivos. Ele ainda não sabe o nome de cada uma, as famílias estão ansiosas e solicitam atenção especial do docente para os filhos e, em geral, 3 ou mais pequenos choram ao mesmo tempo em sala. É um sufoco! Ainda houve um ano em que, no meio de tudo isso, duas mães queriam filmar o primeiro dia de aula e outras ficaram pedindo para a professora fazer pose com as crianças. É claro que, rapidamente, explicamos para elas que isso não era permitido.

Por acontecimentos como esses é que o bom planejamento do período de adaptação deve começar pela realização de uma reunião com os pais. No primeiro encontro com a família, que precisa ser realizado antes do início das atividades com as turmas, o professor precisa mostrar segurança no fazer pedagógico e procurar conhecer os responsáveis, demonstrando interesse pelos pequenos. Se os pais sentirem confiança e respeito pelo profissional, o processo de adaptação e de aprendizagem tem tudo para ser um sucesso.

A pauta da reunião de pais

É fundamental tratar de algumas questões com os pais das crianças novatas. A primeira delas é explicitar bem como será a rotina de atividades na escola e quais são os papeis da família (clique aqui para ver algumas orientações para os pais) e do professor. Precisamos deixar claro que as primeiras semanas são pensadas cuidadosamente para acolher cada uma das crianças e integrá-las à escola e à turma. É sempre bom lembrar que o professor precisa dar atenção para muitos alunos e, por isso, não poderá se dedicar exclusivamente a apenas um dos pequenos, como alguns pais às vezes nos pedem.

Outros pontos que não podem deixar de ser discutidos no encontro são o funcionamento, as regras e os horários da instituição, as formas de comunicação entre pais e professores e os procedimentos em caso de algum incidente. Sobre o último item, lembre que a escola é um lugar de muitas brincadeiras e exploração, então, é comum que as crianças voltem para casa com o uniforme sujo de areia, terra ou tinta. Isso é saudável e esperado.

Orientações para o professor

Como coordenador pedagógico, a primeira orientação que você necessita dar aos docentes é que eles precisam estar cientes de que as duas primeiras semanas de aula são atípicas. As crianças não vão chorar tanto o ano inteiro e os pais também ficarão mais seguros e menos ansiosos com o passar do tempo. Outro ponto importante é pedir a eles que recebam as crianças com carinho, paciência e atenção, abaixando-se para falar com elas e pegando no colo, caso isso a deixe mais segura.

O segundo tópico a ser tratado é a preparação da sala de forma acolhedora. Uma possiblidade é montar cantos definidos e duplicados. Por exemplo, o docente pode planejar dois cantos de modelagem, dois de jogos de encaixe, dois de desenho, dois cantos de faz de conta e um tapete bem grande com livros variados. O objetivo é dar opção de escolha para os pequenos na primeira atividade diária. Nesse momento, pode-se abrir espaço para que um dos responsáveis pelas crianças que estão mais inseguras permaneça na sala de aula. O ideal é que seja apenas um adulto por vez e por um tempo determinado.

Para os momentos depois do diversificado, é interessante que os professores sejam orientados a planejar atividades coletivas, como contação de histórias com fantoches, brincadeiras com água e no tanque de areia e pintura coletiva no papel kraft. Repeti-las ao longo da semana, variando as histórias e os apetrechos das brincadeiras, é uma maneira de marcar bem a rotina e deixar as crianças mais seguras, pois sabem o que vai acontecer. Se alguma atividade não der certo, é interessante o professor conversar com os colegas para saber como fizeram alguns encaminhamentos e se isso atraiu a atenção dos pequenos.

Durante as primeiras semanas, o papel do coordenador é acompanhar de perto o trabalho de cada professor e orientar os familiares, que, aos poucos, devem ir se afastando da escola, até não precisar mais permanecer ali. No início, os responsáveis podem ficar próximo à porta da sala, onde as crianças podem vê-los. Depois de um tempo, eles podem ficar na escola, mas longe do olhar dos pequenos. Se for realmente necessário, será fácil chamá-los. Por fim, conversamos com eles e pedimos para que confiem na equipe, pois, mesmo que as crianças chorem, o professor terá condições de ampará-las. Só assim os pequenos se adaptarão ao novo ambiente e estabelecerão um vínculo afetivo com o docente.

E você, já preparou seus professores para o recomeço das aulas? Boa sorte!

Fonte: Revista Nova Escola

 
 
 
   
 
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