ASSOCIAÇÃO ESTATUTO NOTÍCIAS ARTIGOS AGENDA CONTATO
EVENTOS BENEFÍCIOS ASSOCIE-SE PROJETOS DEPOIMENTOS PARCEIROS
     
 
ARTIGOS
Cuidados ao se comunicar com alunos jovens e adultos

17/07/14 - Por Felipe Bandoni de Oliveira

Na escola onde trabalho, conta-se uma história já folclórica sobre um professor que tentou elogiar o trabalho de uma estudante, mas não teve muito sucesso. Segundo essa história, a aluna estava enfrentando várias dificuldades para realizar uma atividade e teve que refazê-la várias vezes. Na última vez, o professor lhe disse: “Seu trabalho ficou tão bom que só me resta rasgar elogios!”.

A aluna imediatamente começou a chorar: “Puxa vida, professor, me esforcei tanto para fazer o trabalho e agora você diz que vai rasgar?!”

Obviamente, a aluna não sabia que a expressão “rasgar elogios” era um  reconhecimento do bom trabalho que havia feito. Essa falha de comunicação deixou-a desanimada e fez com que o professor precisasse explicar o significado dessa expressão e reafirmar a qualidade do trabalho dela.

Minha motivação para escrever sobre a forma de nos comunicarmos com os alunos vem de uma situação que vivi recentemente. Após as apresentações de seminários em grupo, planejei uma aula para avaliar o trabalho em conjunto com os alunos. Nessa avaliação, evito apontar erros individuais e abordo problemas que foram recorrentes em todas as apresentações. Peço que os alunos comentem as apresentações, mas evitando apontar falhas específicas dos colegas, referindo-se sempre aos grupos. Minha intenção é evitar expor os estudantes, especialmente os que têm mais dificuldades, pois essa é uma das primeiras atividades do curso. Gosto desse tipo de avaliação porque os alunos mais desenvoltos ficam à vontade para falar do processo que viveram e das dificuldades que enfrentaram, deixando claro para os mais tímidos que os desafios são os mesmos para todos.

Uma das alunas estava extremamente ansiosa durante a devolutiva. A certa altura, ela perguntou: “mas professor, vou ser reprovada por causa dessa apresentação?”. Como achei que a pergunta poderia confundir os alunos sobre o principal objetivo da conversa, respondi: “Não se preocupe, você foi muito bem! Sua apresentação foi ótima!”. O que eu disse era realmente verdade e, com isso, ela se acalmou e pudemos continuar a discussão coletiva.

No entanto, alguns dias depois, outra estudante me procurou para falar sobre essa avaliação. “Professor, há alguns dias você elogiou aquela aluna, mas isso não foi bem encarado pela classe. Vários alunos foram bem na apresentação e você não falou nada. Foi uma postura muito injusta da sua parte”, ela disse.

Fiquei absolutamente surpreso com a conversa. Não achei que um comentário superficial, feito de maneira casual, apenas para acalmar uma aluna e dar continuidade à discussão, pudesse causar tanto desconforto  em outros estudantes. As palavras que a aluna usou me fizeram pensar se de fato eu havia cometido alguma injustiça.

O que  a levou a reclamar tão enfaticamente? Ciúmes da colega que foi elogiada? Necessidade de atenção? Será mesmo que fui injusto? Será que esse foi um sentimento geral da classe ou exclusivo da aluna que reclamou? Confesso que até hoje não sei muito bem o que a motivou.

Quais as lições desse episódio? Para mim, ficou a ideia de que tenho que ter ainda mais cuidado com o que digo aos alunos. Mesmo comentários feitos despretensiosamente podem acabar desgastando as relações em sala de aula e complicando a tarefa como professor.

Sabemos que, em qualquer nível de ensino, o educador pode representar uma autoridade importante, inclusive para tratar de assuntos que vão além dos conteúdos escolares. Não é raro observar alunos que reproduzem falas ou posturas de professores, ou que pedem conselhos aos docentes sobre assuntos extraclasse.

 

Quando lidamos com jovens e adultos, o cuidado pode ser ainda maior. Alunos da EJA costumam atribuir muito valor aos comentários dos professores e uma palavra mal encaixada pode fazer estragos bem grandes, podendo levar a problemas de relacionamento na sala de aula, abalos na autoestima dos estudantes e até influenciar a desistência da escola.

 

Fonte: Nova Escola

 
 
 
   
 
AGENDA Leia [+]

 
BENEFÍCIOS Leia [+]

Conheça o Seguro Saúde NotreDame para associado

 Conheça os benefícios

 

 

Confira alguns vídeos com a participação da equipe Nasce & Tece, nossa parceira

 Veja mais vídeos

 
 
Powered by FUTURAWEB AUNIPEDAG Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados Av. Paulista, 1471 conj. 306 - São Paulo - CEP: 01311-200 (11) 3262-5452 / 3284-3392