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Dê sentido aos programas que chegam à escola

Por Maura Barbosa

De que maneira o gestor deve implantar as políticas educacionais na escola para que elas sejam efetivas?

Pergunta enviada por Josiane Cavalcante, de Recife, Pernambuco

Durante a implantação de políticas educacionais vindas do governo federal, estadual ou municipal, o gestor precisa analisar quais são as contribuições que elas darão para melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem e ter em mente que ele precisa dar sentido a elas dentro da escola. Então, qualquer política que chega à instituição por iniciativa externa precisa dialogar com o Projeto Político-Pedagógico da instituição.

O que é o projeto político-pedagógico (PPP)
Sabemos que, muitas vezes, os programas chegam e o diretor tem poucas informações sobre eles, pois, em geral, pouco participou da elaboração. Por isso, é imprescindível conhecer as políticas, procurando, se necessário, os responsáveis por elas na Secretaria de Educação ou consultando o site do Ministério da Educação (MEC), caso seja um programa federal, para obter alguns esclarecimentos a respeito de como eles devem ser desenvolvidos.

Com as informações em mãos, a próxima etapa é discutir a proposta com a equipe, levantando questões como a maneira que as políticas educacionais contribuem para a aprendizagem dos alunos e quais são os recursos materiais, os humanos e as adaptações necessárias para implantação. O mais importante é ter clareza de que o trabalho desenvolvido na escola deve se voltar para dentro e não para fora. Quero dizer que as atividades realizadas não devem ser feitas apenas para cumprir o programa, mas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem e dar mais oportunidades de acesso às crianças. Além de dar sentido às politicas educacionais na escola, carece mobilizar o grupo de professores, o coordenador pedagógico e os funcionários em todas as etapas previstas e dar significado ao que é proposto aos alunos. Já vimos que impor alguma prática/ação que não faça sentido num contexto costuma não funcionar.

Outro ponto de atenção é que a implantação de algumas políticas educacionais é condicionante para receber recursos financeiros. Nesses casos, o gestor deve estar atento ao que a Secretaria de Educação espera que seja feito e de que maneira será preciso prestar contas. Por outro lado, a própria Secretaria terá de se dispor a apresentar as propostas em detalhes, disponibilizar pessoas para tirar dúvidas e ajudar na implantação e no emprego dos recursos, caso o gestor tenha essas dificuldades.

E vocês, como dão sentido às políticas educacionais na escola?

Abraços, Maura

Fonte: Gente & Gestão

 
 
 
   
 
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