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Estágio: uma oportunidade de aprender na prática

24/06/14 - Por Alexandre Barros

Na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos dos Goytacazes, a 286 quilômetros do Rio de Janeiro, a preocupação é com a frequente atualização do curso de Pedagogia - o terceiro melhor do país segundo a avaliação do Ministério da Educação (MEC) divulgada em 2009. Para o coordenador, Sergio Arruda de Moura, o currículo tem de ser alterado de acordo com as modificações do mundo ao seu redor. "A universidade precisa acompanhar as transformações sociais e culturais e também as demandas políticas e da própria formação do professor. Para isso, os estágios são uma ferramenta fundamental", avalia. Na Uenf, os alunos realizam estágios em instituições de ensino conveniadas e são supervisionados por docentes da faculdade. Existe uma política que estimula a circulação por três escolas distintas. "Desde o início do curso, o nosso estudante convive com os problemas vivenciados cotidianamente na escola, inclusive pelos que vão além das questões didáticas e metodológicas", sustenta Moura. 

A graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquisa Filho (Unesp), campus de Presidente Prudente, é outra que figura entre os melhores do país. Para Onaide Schwartz Mendonça, coordenadora do curso de Pedagogia, a criação de pontes entre teoria e prática é a principal função dos estágios. "Na Unesp, o estágio vai além da observação. Formamos parcerias com as escolas da região e orientamos nossos alunos a desenvolver trabalhos em conjunto com essas instituições para ser aplicados em sala de aula.
 
Para o futuro professor, é muito importante estar no ambiente escolar e acompanhar o dia a dia de uma classe." Em contrapartida, as escolas fornecem subsídios para o desenvolvimento dos estagiários e a atualização constante do currículo do curso. "Acreditamos que o nosso diferencial é o desenvolvimento de metodologias que dão embasamento para o futuro professor lidar com todas as situações em sala de aula. Por exemplo, quem pretende lecionar para crianças do 1º ano ganha um saber muito maior de metodologias de alfabetização", explica Onaide. Isso completa o movimento de troca entre a universidade e a escola, aproximando dois mundos que nunca deveriam ter se afastado.
 
 
PRÁTICA INTENSIVA No último ano e meio, a rotina de Laís Rodrigues é alternar as aulas no curso de Pedagogia com estágios em escolas do norte fluminense. Na Uenf, os alunos fazem três períodos de estágios com seis meses de duração, cada um, sempre com a supervisão de um professor da universidade. "Essa variedade de escolas e o tempo dedicado são essenciais para encarar novos desafios e ganhar experiência. Também permite desenvolver habilidades fundamentais, como a empatia com o aluno, de modo a estabelecer uma relação de confiança que apoie o ensino e a aprendizagem e nos torne profissionais mais completos", avalia Laís. Foto: Andrea Cebukin
 
 
 
NOVOS RECURSOS Participante do Bolsa Alfabetização do governo paulista, Danielle Marçolla Fonseca, do 3º ano de Pedagogia da Escola e Faculdade Santa Marina (EFSM), em São Paulo, crê que o estágio lhe dará uma visão mais apurada da realidade educacional. "Estou vendo diferentes formas de atuar e acompanhando os resultados, que nessa fase vêm muito rápido. Essa vivência oferece mais recursos didáticos e me conscientiza sobre o panorama do ensino em nossas escolas", afirma. Foto: Marina Piedade.
 
 
 
 
 
   
 
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