ASSOCIAÇÃO ESTATUTO NOTÍCIAS ARTIGOS AGENDA CONTATO
EVENTOS BENEFÍCIOS ASSOCIE-SE PROJETOS DEPOIMENTOS PARCEIROS
     
 
EVENTOS
Encontro Nacional de Pedagogia

São Paulo, 01 de junho de 2010.  

 
ENCONTRO NACIONAL DE PEDAGOGIA
 
Mais uma vez a Associação Universitária de Pedagogia do Brasil - AUNIPEDAG.BR  surpreendeu seus associados com uma programação maravilhosa. O evento teve inicio com a leitura do “Manifesto pela Regulamentação da Profissão de Pedagogo”. Com a presença de Pedagogos, alunos de Pedagogia, representantes públicos, professores e servidores da Rede Pública Municipal, Estadual e Federal, além de representantes de Universidades Públicas e Particulares de todo o Estado de São Paulo.
 
Na seqüência houve a apresentação da OFICINA DE BRINQUEDOS SENSORIAIS, coordenado pela Profa. Mara Léa Simões de Paiva, um espaço com estímulos sensoriais, e os vários planos desse ambiente são utilizados. Montessori destaca a importância dos estímulos sensoriais para o desenvolvimento da criança. A criança aprende bem cedo a “ler” no ambiente e na natureza que a cercam.
 
Quando chamamos a atenção para este mundo de coisas, aparentemente iguais à primeira vista, mas com diferenças que podem ser constatadas por meio de uma observação mais profunda, estamos educando a percepção, a mente, ou melhor, estamos ensinando a criança a “sentir” de forma inteligente. A Oficina manteve fila para o circuito com os olhos vendados.
 
As autoridades presentes: Dra Zulaiê Cobra, Vereador Eliseu Gabriel, a representante do Deputado Federal  Mauro Nazif  a Sra. Fátima Amaral, ex-deputada Maria Angela Duarte  e a Presidente em exercício Wania Madeira expuseram sobre o andamento, em Brasília, dos Projetos de Lei que solicitam a regulamentação da profissão de Pedagogo e a Formação dos Conselhos Regionais e Federal de Pedagogia. Apresentaram sugestões para que a luta continue! Enalteceram, também, a participação das mulheres na vida pública, principalmente, na área da Educação.
 
A Presidente em exercício Profa. Wania Madeira comentou que em agosto de 2009, foi sancionada a lei (Lei 12.014) que altera o art. 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN nº 9394/96). Nele define-se quais são os profissionais da Educação, incluindo o tratamento dado aos egressos de Pedagogia, no item II. Na oportunidade a Profa. Wania Madeira ressaltou o reaparecimento das “habilitações” no item citado, contrariando a extinção das mesmas, por ocasião da aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Pedagogia (Resolução nº 1 CNE/ MEC de 15 de Maio de 2006).
 
Em continuidade ao evento a  Profa. Dra. Mônica Cintrão França Ribeiro, abordou o tema interpretação do desenho infantil que envolveu toda a platéia. Seguiram-se perguntas e debates.
 
No encerramento o público contou com a apresentação artística da cadeirante Ana Paula da Cruz Pires, aluna de Pedagogia da Universidade Paulista – UNIP, campus Marquês de São Vicente, que emocionou a todos!
 
A avaliação do evento realizada pelo Corpo Diretivo foi satisfatória tendo em vista o grande número de participantes, incluindo novos representantes de universidades públicas e particulares, além das parcerias da AUNIPEDAG.BR. 
 
Foram momentos de enriquecimento educacional e social a todos os presentes!!!
 
 
 
   
 
AGENDA Leia [+]

 
BENEFÍCIOS Leia [+]

Conheça o Seguro Saúde NotreDame para associado

 Conheça os benefícios

 

 

Confira alguns vídeos com a participação da equipe Nasce & Tece, nossa parceira

 Veja mais vídeos

 
 
Powered by FUTURAWEB AUNIPEDAG Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados Av. Paulista, 1471 conj. 306 - São Paulo - CEP: 01311-200 (11) 3262-5452 / 3284-3392