ASSOCIAÇÃO ESTATUTO NOTÍCIAS ARTIGOS AGENDA CONTATO
EVENTOS BENEFÍCIOS ASSOCIE-SE PROJETOS DEPOIMENTOS PARCEIROS
     
 
NOTÍCIAS
Música, prazer e aprendizado em todas as idades

05/07/16

Em 2007, o colégio Aprendendo a Aprender iniciou o projeto de musicalização infantil e sensibilização musical para crianças entre um ano e meio e 10 anos (do berçário lll até o 5º ano do Ensino Fundamental). Hoje o projeto já foi estendido até para os bebês a partir de 4 meses (berçário l e II), respeitando a fase de desenvolvimento de cada faixa etária.

Essa ampliação resulta do acerto da iniciativa. Além de agradar às crianças, o trabalho contribui para o desempenho dos alunos em diferentes disciplinas. “É um processo de construção do conhecimento que visa a despertar e desenvolver o gosto musical, a sensibilidade, criatividade, senso rítmico, imaginação, memória, concentração, atenção, socialização. E ajuda de forma efetiva como reforço no desenvolvimento cognitivo”, comenta a psicóloga e professora de música do Aprendendo a Aprender, Rosana Gióia.

Rosana lembra como a música tem impacto positivo na aprendizagem de disciplinas como matemática, leitura, estudo de línguas estrangeiras; e ainda amplia a atividade cerebral melhorando o desempenho de forma geral.
Os benefícios não param por aí. A musicalização é positiva na inclusão de crianças com necessidades especiais, já que é um processo de livre expressão, não existindo pressão nem cobranças de resultados. Assim, o processo com a música auxilia na desinibição e relaxamento da criança, em sua socialização e no despertar das noções de respeito e consideração pelo outro.

Nos dias da musicalização, as turmas de crianças ouvem e apreciam cantigas e danças de diversas regiões do Brasil, conhecem instrumentos de percussão, folclore, jogos e cirandas. Ou seja, informalmente e de um jeito gostoso, elas começam a apreciar os compositores clássicos e a diferenciar o som de cada instrumento da orquestra e suas famílias. Tudo porque já percebem o ritmo e podem se expressar de forma corporal.

Segundo Rosana, o objetivo desse trabalho não é formar músicos, já que os alunos realizam as tarefas de maneira alegre e descontraída. “Incentivamos as práticas musicais como um todo, não o estudo de um instrumento específico. O despertar musical na fase pré-escolar desde o berçário é uma riqueza incalculável para a formação educacional de uma criança”, completa a professora.

A coordenadora pedagógica do colégio, Adriani Escudeiro Magalhães, conta que não são apenas as crianças que esperam ansiosas para a aula de musicalização. As famílias contribuem para a continuidade do processo que começa na escola. “Os pais são muito receptivos. Pedem indicação de CDs e DVDs, e as letras das músicas trabalhadas em sala de aula para que possam cantar com seus filhos em casa. Afinal, quem não gosta de música, não é? ”, conclui.

FONTE: ESTADÃO

 
 
 
   
 
AGENDA Leia [+]

 
BENEFÍCIOS Leia [+]

Conheça o Seguro Saúde NotreDame para associado

 Conheça os benefícios

 

 

Confira alguns vídeos com a participação da equipe Nasce & Tece, nossa parceira

 Veja mais vídeos

 
 
Powered by FUTURAWEB AUNIPEDAG Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados Av. Paulista, 1471 conj. 306 - São Paulo - CEP: 01311-200 (11) 3262-5452 / 3284-3392