ASSOCIAÇÃO ESTATUTO NOTÍCIAS ARTIGOS AGENDA CONTATO
EVENTOS BENEFÍCIOS ASSOCIE-SE PROJETOS DEPOIMENTOS PARCEIROS
     
 
NOTÍCIAS
Educação financeira deve ser adequada à idade, afirma especialista

01/07/16

Os pais não precisam esperar os filhos iniciar a vida escolar para ensinar princípios de educação financeira. O importante é adequar o conteúdo à idade da criança, diz Cássia D'Aquino, especialista em educação financeira.

"Não adianta ensinar formação de atitude quando ela está formando a mentalidade ainda. Não adianta querer ensinar orçamento doméstico a uma criança pequena", diz.

A partir dos 11 anos fica mais fácil inserir modelos de comportamento, diz. Mas, conforme a criança vai ficando mais velha, crescem os desafios de ensinar conceitos de educação financeira. "Os adolescentes ficam mais interessados em consumir de acordo com o grupo. Ele identifica no tênis um padrão de individualidade, o que justifica esse impulso pelo endividamento."

À medida que a criança vai se desenvolvendo, é possível começar a inserir conceitos como poupança, investimento e metas. Isso porque ela começa a entender o valor do dinheiro. O cofrinho da infância pode virar uma caderneta de poupança ou plano de previdência privada quando o filho conseguir atribuir um objetivo àquele dinheiro.

Para Conrado Navarro, consultor educacional da corretora Rico e idealizador do site de finanças pessoais Dinheirama, o resultado aparece principalmente quando se educam os pais da criança.

"A gente percebeu que, quando se pratica a educação financeira na vida pessoal, fica mais fácil usar exemplos de como isso funciona na prática. O filho valida atitude com o que foi transmitido pelos pais", diz.

Para ele, o Brasil começa a engatinhar na realidade de economia estável. "Uma geração passa para a outra, estamos no começo da aprendizagem de educação financeira por nossa história recente", afirma Navarro.

Fonte: FOLHA DE SP

 
 
 
   
 
AGENDA Leia [+]

 
BENEFÍCIOS Leia [+]

Conheça o Seguro Saúde NotreDame para associado

 Conheça os benefícios

 

 

Confira alguns vídeos com a participação da equipe Nasce & Tece, nossa parceira

 Veja mais vídeos

 
 
Powered by FUTURAWEB AUNIPEDAG Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados Av. Paulista, 1471 conj. 306 - São Paulo - CEP: 01311-200 (11) 3262-5452 / 3284-3392